sábado, 15 de novembro de 2014

Contos de fim de ano - O teatro

Me lembro da primeira vez que fui ao teatro: Eu não sabia o que esperar ao entrar.Convenci meu pai a me levar  para assistir uma peça muito famosa - O gato malhado e a andorinha sinhá -  e eu estava muito ansioso.
  Demorou cerca de 2 anos,mas meu pai finalmente conseguiu me levar  - As condições em casa não estavam muito boas - e no fundo eu compreendia a demora,tanto que nunca toquei no assunto novamente com o meu pai.Eu sabia que bastava dizer uma única vez que ele jamais esqueceria.Na verdade,só conheci o teatro pela televisão que sempre anunciava uma estréia - Não importava sobre o que era,poderia ser comédia,romance,drama,eles sempre anunciavam.O teatro se tornou algo mais complexo do que uma simples história onde o começo era narrado por "Era uma vez" e terminava sempre com um final feliz.E sempre que o teatro passava na televisão eu ficava fascinado com a multidão que assistia da platéia.
  O que realmente seria aquele espetáculo?Uma espécie de show?Um festival?
  Decidi perguntar a algumas pessoas.Tudo o que recebi de resposta foi : "O que é isso?" , "Já ouvi falar,mas não me lembro direito". Foi quando descobri que naquele tempo as pessoas já estavam pobres de cultura - ou seja apenas um aperto financeiro,como aconteceu com meus pais ou talvez não seja nada mesmo.Eu adorava ficar imaginando como seria a abertura de um teatro.Talvez se parecesse com a de um circo lotado,espalhando milhões de "Respeitável público" devido ao forte eco que corria pelas  lonas.
  Quando chegou o tão esperado dia,emoção,alegria,ansiedade,tudo se espalhava para dentro de mim.Eram mais ou menos umas 17:00 quando meu pai chegou em casa para me buscar - O espetáculo começaria às 20:30.Entramos no carro e partimos.Meu pai ligou o rádio e que música tocava - Legião Urbana,um delírio.Herdei o gosto pelo teatro devido ao meu pai - Quando era muleque não perdia nenhum.Chegamos no local com 5 minutos de antecedência.Fui correndo comprar algo para comer.Quando deu 20:30 me arrepiei por completo.Enfim saberia que segredos e curiosidades me aguardam.Quando abri a porta e me encaminhei até minha poltrona,observei tudo - desde quem estava sentado do meu lado até a iluminação do ambiente - e gostei muito do que vi.Ao abrirem as cortinas,uma perspectiva me rodeou por horas.Depois de encerrarem o espetáculo,continuei por lá.Não consegui entender por que toda aquela multidão saia de suas poltronas e entravam dentro de seus carros e partiam.Não falei nada,nem me movi.Só pensei que o teatro era diferente.Pensei que era do jeito que ele era/é guardado dentro de minhas lembranças: Sem fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário